LAPEN


Laboratório de Pesquiss Neurocomportamental

    O laboratório de pesquisas neurocomportamentais (LAPEN) do CEATOX, desenvolve pesquisa experimental utilizando roedores (normalmente ratos Wistar) para estudar os efeitos de neurotoxicidade por agentes poluentes ambientais dos tipos metais pesados (por exemplo: chumbo, cádmio, arsênio, mercúrio) e praguicidas (por exemplo: inseticidas, herbicidas, rodenticidas, outros). Neste sentido, projetos de Iniciação Científica, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Pós-Doutorado tem sido desenvolvidas nestes estudos, utilizando o LAPEN.

        O perfil de exposição nestes estudos procura imitar o que ocorre com a maioria dos seres humanos, os quais são expostos aos tóxicos ambientais através da alimentação, água e ar respirado e expostos portanto a uma dose mais baixa, e imita também o que ocorre nos casos de exposições ocupacionais, quando os indivíduos se expõem a doses maiores no seu ambiente de trabalho.

        Os vários formatos de experimentação desenvolvidos no LAPEN-CEATOX seguem o padrão de exposição aguda ou repetida (período curto ou longo = crônica). Ainda, estuda-se a exposição a uma única substância ou a exposição a mistura de substâncias, que é a situação mais comum do ser humano.

       lapen-5.jpg      lapen-3.jpg

           Labirinto Neuro Comportamental                                                     Biotério de Animais.

       Ultimamente, temos desenvolvido um perfil interessante de modelo experimental que é a exposição perinatal, com o objetivo de estudar o desenvolvimento neurocomportamental de filhos de mães gestantes e/ou lactantes, os quais entram em contato (através do sangue fetal e/ou do leite materno) com as substâncias químicas que estão no organismo das mães expostas e ao longo de suas vidas vão sofrer as consequências.

    Os comportamentos estudados no LAPEN são relacionados à ansiedade, memória, agressividade, atividade locomotora, coordenação motora, emocionalidade, exploração, etc.

A intenção destes estudo é inicialmente relacionar a exposição às substâncias com possíveis alterações neurocomportamentais observadas e, num segundo momento, buscar entender os mecanismos (fisiológicos, bioquímicos, celulares, moleculares, etc.) envolvidos nestas alterações.

        Por fim relacionar os resultados obtidos na experimentação animal, com o que é observado nos seres humanos e animais.

        A observação de alterações em alguns destes comportamentos, como por exemplo o de ansiedade, memória, locomoção e coordenação motora, podem inclusive ajudar no entendimento de uma propalada influência dos agentes ambientais, em doenças neurodegenerativas do tipo parkinson, alzheimer, esclerose lateral amiotrófica e também nos casos de depressão.

    Os estudos experimentais desenvolvidos no LAPEN tem demonstrado que os agentes ambientais do tipo metais pesados e praguicidas são capazes de provocar efeitos neurocomportamentais no organismo em desenvolvimento (devido à exposição in útero e àquela que ocorre após o nascimento) e também nos organismos de indivíduos na idade da puberdade e idade adulta.

      O trabalhos desenvolvidos no CEATOX-LAPEN também envolvem parcerias e colaborações com docentes de outros departamentos do Instituto de Biociências (por exemplo: Morfologia, Farmacologia, Fisiologia, Química/Bioquímica, etc.), da Faculdade de Medicina (por exemplo: Patologia - TOXICAN), da faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (por exemplo: Patologia Veterinária) e outras instituições (por exemplo: EMBRAPA).

 
Pesquisador Resp:
Antonio Francisco Godinho
email: af.godinho@unesp.br