CROMATOGRAFIA LÍQUIDA


High-performance liquid chromatography (HPLC) ou Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) é uma técnica analítica usada para separar, identificar e quantificar cada um dos componentes numa mistura.

Os sistemas de HPLC são atualmente utilizados em uma ampla variedade de campos de aplicação. A maior confiabilidade dos dados analíticos e a maior eficiência do processo global de análise são requisitos para o rápido desenvolvimento de novos medicamentos, para o cumprimento das regulamentações ambientais, para o controle de qualidade, entre outros.

Utiliza sistema de bombeamento de líquido pressurizado (solvente) contendo a mistura da amostra através de uma coluna preenchida com um sólido de material adsorvente. Cada componente na amostra interage de forma ligeiramente diferente com o material adsorvente, com diferentes taxas de fluxo para os diferentes componentes, o que leva à separação dos componentes à medida que fluem para fora da coluna.

Os componentes da mistura na amostra analisada são separados uns dos outros devido aos seus diferentes graus de interação entre as partículas da amostra e o solvente e a coluna.

O líquido pressurizado é tipicamente uma mistura de solventes (por exemplo água, acetonitrila e / ou metanol) e é chamado de "fase móvel". A sua composição e a temperatura desempenham um papel importante no processo de separação, influenciando as interações que ocorrem com os componentes da amostra.

As colunas usadas no HPLC são preenchidas com partículas de pequena dimensão (2-50 micrométricas em tamanho médio de partícula) porosas ou com núcleo sólido. Isto dá ao HPLC grande poder de resolução quando a separação de misturas, o que torna uma técnica cromatográfica popular.
Um HPLC inclui, tipicamente, um amostrador, bombas, e um detector. O amostrador leva a mistura da amostra para o fluxo de fase móvel que a transporta na coluna. As bombas fornecem o fluxo pretendido e a composição da fase móvel através da coluna.

O detector gera um sinal proporcional à quantidade de componente amostra emergentes da coluna, permitindo, uma análise quantitativa dos componentes da amostra.  A maioria dos instrumentos de HPLC também tem um forno de coluna, que permite ajustar a temperatura influenciando na viscosidade do solvente, sendo um importante instrumento para a separação dos constituintes da amostra.
hplc-2.jpg

HPLC- Cromatografia Líquida

Descrição do equipamento:
LC-20A Prominence acoplado a detector UV
Bomba quaternária de alta pressão
Sistema de mistura para até 04 solventes (gradiente quaternário),
permitindo misturas em baixos volumes.
Degaseificador on line.
Injetor automático com controle de temperatura
Detector ultravioleta    


Resp, Técnico:
João Leandro Chaguri
e-mail: joao.leandro@unesp.br