ANJOS DA GUARDA


Visitas registradas : 15236

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PREVENÇÃO ÁS DROGAS DE ABUSO

 

Através desse projeto alunos da graduação recebem um treinamento para prestar esclarecimentos, na forma de palestras, sobre as drogas de abuso. O projeto, que inicialmente estava previsto para atender estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Botucatu e região, se estendeu para outras cidades, inclusive a Capital. Outro aspecto interessante é que os monitores que foram treinados para as palestras tornaram-se agentes propagadores das informações não somente entre os estudantes das escolas atendidas, mas também no meio universitário, familiar e social.

Agendamentos de Palestras

Para agendamento de palestras CEATOX-IBB-UNESP entrar em contato por e-mail:

ceatox.ibb@unesp.br

prvdrogas.ibb@unesp.br

- Fones: (14) 3880-0673 - (14) 3880-0675

 

A HISTÓRIA DAS DROGAS NA HUMANIDADE.

    Registros históricos indicam que a prática do uso de substâncias psicoativas (as drogas), é muito antiga,aparecendo em inúmeras sociedades e regiões, fazendo parte integrante da cultura dos povos. Este uso é tão antigo quanto a humanidade e que o mesmoevoluiu e se sofisticou à medida em que as sociedades se tornaram mais complexas.     Visando o bem-estar físico, os nossos antepassados foram descobrindo na natureza, produtos que atuam como coadjuvantes do re-equilíbrio orgânico, visando bem estar existencial conheceram produtos que possuíam substâncias modificadoras da percepção e da sensação.    Com o tempo, estesprodutos foram evoluindo sendo trocados por outros de maior eficácia.  Não se sabe ao certo como o homem em contacto com espécies do reino vegetal, que possuem características psicoativas. Pode ter sido ao acaso, por tentativa e erro, ao procurar alimento ou explorar seu habitat, o homem entrou em contacto com tipos de plantas, que modificam funções motoras e psíquicas, após a sua circulação pelo organismo humano.

Habitantes da América pré-colombiana já faziam uso de cactos como o peiote, em cerimônias religiosas. No santuário de Delfos na Grécia, a sacerdotisa fazia suas profecias sob o efeito de um tipo de cacto.  Colombo conheceu o tabaco quando chegou à ilha de San Salvador. Os índios fumavam há séculos. Os maias costumavam representar sacerdotes com cigarros à boca.  Há registros de cogumelos alucinógenos em quase todas as épocas. Os astecas usavam a planta na América. Outros registros mostram o consumo no Sahara, na Sibéria e Índia.

    O ópio foi largamente utilizado na antiga civilização mediterrânea, estatuetas com mais de três mil anos encontradas em Creta representavam deusas sacerdotisas com papoulas (a flor do ópio) desenhadas na testa. A primeira notícia do uso de haxixe é dada por Heródoto (500 a.c.). Os citas usavam o haxixe (derivado mais concentrado da maconha) em cerimônias de luto.  Desde 2000 A.C. a maconha é conhecida, tendo sido usada na China, Egito e Índia, com suposto valor terapêutico, consta que no livro sagrado indiano RIGVEDA há indicação da maconha como meio para "libertar a mente das coisas impuras e concentrá-la
no ente (no ser) supremo.

Na civilização inca, o uso de folhas de coca era controlado pelo imperador, nos Andes o costume de mascar folhas de coca ainda existe e ajuda o andino a enfrentar as condições de clima e altitude. Quando estava a pesquisar em 1943, para os laboratórios Sandoz, sobre um tipo de fungo que atacava o centeio, o Dr. Albert Hoffmann descobriu o dietilamida do ácido lisérgico LSD-25. Na década de 60, as pesquisas com o LSD-25 auxiliaram na popularização da droga, principalmente no meio intelectual e artístico. Entreos séculos XV e XVI a Europa com a descoberta do novo mundo houve a migração de produtos naturais que contém substâncias químicas psicoativas; os espanhóis levaram as folhas de coca para a Europa em XVIII e em 1860 ocorreu a sintetização da cocaína por Albert Hoffemann e até o ínicio do século XX, seu consumo era livre. Em 1903, foi retirada da fórmula da coca-cola. No século passado a companhia inglesa British East India Company, produzia ópio na Índia e comercializava na China. 

O uso medicinal do ópio e da cocaína, em 1814 foi sintetizada a morfina e alguns anos depois a seringa hipodérmica o que contribuiu para o consumo de morfina como anestésico. Por volta de1880 já se falava em síndrome de morfinomania. Freud em 1884, utilizava a cocaína na terapêutica a pacientes morfinomanos. Não demorou para a medicina perceber os efeitos colaterais destas substâncias. Na década de 20 os Estados Unidos decretaram a Lei Seca que durou por 13 anos, o consumo aumentou e só serviu para o aumento do gangsterismo e da corrupção. Durante a Segunda Guerra Mundial os médicos militares receitaram anfetaminas regularmente àstropas, para combater a fadiga, aumentar a resistência e manter o espírito de
luta.

Na década de 50 os tranquilizantes tiveram seu uso popularizado. No pós-guerra os jovens das nações de língua inglesa promoveram um movimento de contestação (geração beat), usavam maconha para contestar o mundo dos adultos, a quem identificavam como geração do whisky, o movimento foi também conhecido por cultura pop. Nos anos 60, surgimento do movimento hippie com o uso dealucinógenos (maconha e LSD-25).  

Atualmente novas drogas tem surgido como: crack - pasta básica da cocaína e bicarbonato de sódio; ecstasy e outros anfetaminoides, “plantas do poder - Iboga”. Então o uso de substâncias químicas pelo homem não é recente, é uma prática antiga, que sempre teve um lugar especial nas mais variadas culturas inseridas nos contextos: social, econômico, religioso, ritual, cultural, psicológico, estético e outros. O homem primitivo já fazia uso dessas substâncias como um recurso integrador, visando a união do grupo, a preservação da saúde e a cura de doenças.

Drogas sempre foram utilizadas e revelam traços culturais de dadas civilizações, e o seu manejo frente ao sofrimento e ao desprazer. Na nossa sociedade atual a novidade em relação ao consumo de drogas é que existem as substâncias sintéticas (uma contribuição da medicina), e que são divididas em legais e ilegais. As drogas consideradas legais - álcool, tabaco e medicamentos são as mais consumidas, e as responsáveis pelo maior número de dependências químicas, orgânicas e prejuízos sociais. Elas podem prejudicar seriamente a vida das pessoas, destruindo-a  pouco a pouco, reduzindo essa pessoa a um “traste”. Prejudica, na relação com a família e amigos, podem “desencaminhar” outras pessoas para esse horrível mundo, enfim prejudica tudo á sua volta. Mais tarde as pessoas sentem, que estão completamente destruídas, e não existe retorno possível para o “nosso” mundo, ou seja, já não conseguem largar o terrível vício da droga.

 

Filmes

SCARFACE


scarface.jpg

Scarface: Década de 80. Centenas de imigrantes cubanos aportam na costa da Flórida, durante uma breve abertura da ilha por Fidel Castro, em uma manobra para se livrar do excesso de presos nas cadeias cubanas. Em meio à massa de miseráveis, chega Tony Montana, bandido de pouco nome e muita bravata, disposto a conquistar o mundo do tráfico.


GIA - FAMA E DESTRUIÇÃO

gia--fama-e-destruicao.jpg

  

Gia – Fama e destruição:Em tom de documentário é narrada a vida de Gia Maria Carangi (Angelina Jolie), uma jovem da Filadélfia que tenta a sorte em Nova York e logo se torna uma das top models mais requisitadas do mundo, sendo inclusive capa da Vogue e da Cosmopolitan. Mas sua fama meteórica vem acompanhada de uma paixão homossexual por Linda (Elizabeth Mitchell), que se tornaria o grande amor da sua vida mas era um relacionamento instável. Esta insegurança no amor, na família e em diversos momentos da sua vida a transformam em uma viciada em heroína, sendo que esta dependência às drogas cada vez mais incontrolável provocaria sua decadência.



TRAFFIC

traffic.jpg

 

Traffic:é um filme estadunidense e alemão de 2000, do gênero drama, dirigido por Stevn Soderbergh. Explora o narcotráfico de diversas perspectivas: de um usuário, de um capanga, de um político e de um traficante. Suas histórias são construídas juntas ao longo do filme, ainda que os personagens não se conheçam. 


O DESESPERO DE VERONIKA VOSS

o-desespero-de-veronika-voss.jpg

O Desespero de VeronikaVoss: Munique, 1955. O jornalista esportivo Robert Krohn (HilmarThate) conhece Veronika Voss (RoselZech), uma antiga estrela da UFA - grande estúdio cinematográfico do país - que supostamente teve um caso com Joseph Goebbels. Intrigado com a decadência de Veronika, agora viciada em morfina, ele começa investigar seu passado e chega à inescrupulosa Dra. Katz (AnnemarieDüringer).


VÍCIO FRENÉTICO

vicio-frenetico.jpg

Vício frenético: Após salvar um prisioneiro de afogamento em decorrência do furacão Katrina, o detetive TerenceMcDonagh (Nicolas Cage) é promovido a tenente. Com as costas seriamente contundidas, ele
passa a depender de analgésicos para aguentar a dor. Um ano depois está viciado em Vicodin e cocaína, mas continua trabalhando em nome da lei. Quando uma família de imigrantes africanos é assassinada, ele é nomeado para o caso e sai
à procura do assassino. Mas seu próprio envolvimento em atividades ilegais compromete seus padrões morais e ameaça colocar sua missão em risco.


EASYRIDER - SEM DESTINO

easy-rider--sem-destino.jpg

Easyrider – Sem Destino:“Esse é o western moderno, dois caras atravessando o país de moto...e talvez eles tenham feito uma supertransação e estejam cheios de grana. E eles atravessam o país e vão se aposentar na Flórida. Mas aí dois caçadores de pato num caminhão acabam com eles só porque não gostam do visual deles.” Assim foi a descrição de Peter Fonda para o que seria a idéia de Easy Rider. A supertransação a que Fonda se referia era cocaína, uma droga que na época era rara, caríssima e ninguém imaginava que poderia viciar. Era apenas isso. Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper), cruzando os Estados Unidos com uma fortuna em cocaína escondida nos tanques de combustível de suas motos. Era muito mais que isso. Um sucesso de proporções devastadoras. O espectador ocasional que assistir Easy Rider provavelmente não o compreenderá se não tiver a noção de seu contexto histórico-social. Trata-se de uma exposição da
contracultura do país, apresentando os excluídos, os renegados, aqueles que se recusavam a fazer parte da massa e, por isso, eram perseguidos. Os executivos ficaram incapazes de compreender, exceto a parte em que os cinemas estavam
lotados e o filme gerando uma fortuna. O que custou 501 mil dólares, rendeu 19,1 milhões. Segundo Hopper, Easy Rider foi responsável pela popularização da cocaína nos Estados Unidos.



NEM TUDO É O QUE PARECE

nem-tudo-e-o-que-parece.jpg


Nem tudo é o que pareceUm negociante de drogas (Daniel Craig) bem sucedido seguindo suas próprias regras
de segurança já planeja sua aposentadoria para breve, mas seu plano começa a ser alterado quando o chefão local, Jimmy Price (Kenneth Cranham), o incube de duas tarefas aparentemente simples: localizar uma garota desaparecida e
negociar uma carga gigante de pílulas de ecstasy que estão em posse do Duke (Jamie Foreman). Descobre então que o pai da garota é um adversário de Jimmy e seu desaparecimento pode não ser um simples caso de uso de drogas e que o
carregamento de ecstasy foi roubado de traficantes sérvios conhecidos por serem assassinos sanguinários e implacáveis. Além disso, pode haver algum informante policial no grupo. A cada minuto parece que sua aposentadoria vai se dar na
cadeia. Nem tudo é o que parece começa com o Sr. X (Daniel Craig), apresentando em primeira pessoa sua visão do mundo das drogas, acreditando que em breve todas serão legalizadas e vendidas em farmácias. O homem não é um assassino, apenas uma comerciante. “São negócios.” O título original, LayerCake, é uma referência às camadas ou níveis do mundo dos negócios. O filme mostra um submundo modernizado, sem códigos de honra ou “famílias”.



SELVAGENS

selvagens.jpg


Selvagens:Uma trama sobre uma dupla de amigos que são produtores da melhor maconha do mundo mas que agem como um grupo pacífico de desenvolvedores de software e mantém uma relação aberta do tipo Aline e seus
dois namorados ou Dona Flor e seus dois maridos com uma garota conhecida como O (Blake Lively). Selvagens é uma adaptação de um livro de Don Winslow, considerado pelo New York Times um dos 10 livros mais influentes de 2010,
sabe-se lá por que. De acordo com as declarações do diretor Oliver Stone, a intenção era mesmo fazer uma espécie de protesto a favor da descriminalização das drogas e expor a violências dos cartéis mexicanos. Em Selvagens podemos ver
na verdade a oposição entre dois modelos de negócios. O modelo mexicano, com seqüestros e assassinatos brutais, seria o modelo convencional. O modelo de Bem (Aaron Taylor-Johnson) e Chon (Taylor Kitsch) seria o que se tornaria realidade
caso a droga fosse legalizada. Oliver Stone é abertamente a favor da descriminalização da maconha e usa Selvagens para reforçar seu ponto de vista.


PULP FICTION

pulp-fiction.jpg
 

Pulp Fiction: Vincent Vega e Jules Winnfield são dois assassinos profissionais encarregdos de fazer as cobranças para um gângster, mas durante um trabalho, passam por vários imprevistos.

  

ACONTECEU EM WOODSTOCK

aconteceu-em-woodstock.jpg


Aconteceu em Woodstock: Em 1969, quando o hotel dos pais de Elliot Tiber é ameaçado de despejo, ele oferece o local para promover um show de rock e arrecadar dinheiro, sem imaginar que se trata do Festival de Woodstock.

 
SPUN - SEM LIMITES

spun---sem-limites.jpg

Spun - Sem Limites: Por meio da vida do viciado Ross, é feito um mergulho no universo das drogas, desde a primeira pessoa que lhe ofereceu até o traficante local.

 


MEDO E DELÍRIO

medo-e-delirio.jpg

Medo e Delírio: Sexo, drogas e rock androll na Las Vegas dos anos 70. Um jornalista e um advogado junkies embarcam numa louca aventura na cidade do pecado, cheia de drogas e alucinações. 



28 DIAS

 28-dias-gif.gif  
  
 
 Sinopse 

Gwen Cummings (Sandra Bullock) uma escritora que
leva sua vida de forma selvagem. Saltando de festa em festa, as coisas começam
a mudar quando ela, bêbada, rouba a limusine no meio do casamento de sua irmã e
bate com o carro numa casa. Encaminhada para um período de 28 dias numa clínica
de reabilitação para dependentes de álcool, Gwen tem que aprender a vida num
lugar onde as regras são rígidas e têm que ser cumpridas.


 

AOS TREZE

13-anos-gif.gif   
Sinopse

Tracy (Evan Rachel Wood) é uma adolescente
inteligente e uma aluna brilhante Um dia ela se torna amiga de Evie (Nikki
Reed), a garota mais popular da escola. Esta a apresenta ao submundo do sexo,
das drogas e da mutilação, o que cria uma nova Tracy e a coloca em conflito com
seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe (Holly Hunter).

 

 

BICHO DE SETE CABEÇAS

bicho-sete-cabecas-gif.gif

Sinopse 

Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto
(Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles
aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não
suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é
enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que
lentamente devora suas presas.


BLOW

blow-gif.gif
Sinopse 

Em plenos anos 70, o tráfico de drogas
cresce e se espalha cada vez mais rumo aos quatro cantos do planeta. Nos
Estados Unidos seu elo principal é George Jung (Johnny Depp), que logo se torna
o principal importador de cocaína do Cartel de Medelin, comandado por Pablo
Escobar. Durante duas décadas, Jung foi um dos principais alvos do combate às
drogas pelo Governo americano e foi o principal contato entre o tráfico
americano e os principais cartéis colombianos.

 

CANDY

candy-gif.gif 
Sinopse 

Candy (Abbie Cornish) é uma jovem e
talentosa pintora, enquanto que Dan (Heath Ledger) é um promissor poeta. Eles
se apaixonam assim que se conhecem, divindo também a dependência por heroína.
De início Candy e Dan sentem viver no paraíso, mas a falta de dinheiro faz com
que eles retornem à realidade. Candy torna-se prostituta, com o consentimento
de Dan. Para afirmar sua união eles decidem se casar, mas a dependência das
drogas afeta cada vez mais sua felicidade. Até que Candy, cansada de viver no
caos, decide se internar em uma clínica de reabilitação e largar de vez as
drogas. Só que ela não esperava a reação que sua atitude provocaria em Dan.



CHRISTIANE F.

crist-f-gif.gif
Sinopse 

Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja
Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um
típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a
"Sound", uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela
pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), assim
ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a
maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente
no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme
de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício
entre os jovens.

 

DESPEDIDA EM LAS VEGAS

las-vegas-gif.gif

Sinopse 

Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após ter sido
demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja
beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que também
morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela,
sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar
a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo irreversível.



DRUGSTORE COWBOY

cowboy-gif.gif

Sinopse 

Ser um drogado em tempo integral um
trabalho para um viciado, sua mulher e um outro casal, que sobrevivem
assaltando farmácias, onde conseguem drogas diversas e dinheiro.



Geração Prozac 

diario-gif.gif 

Sinopse 

Elizabeth
Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante, que tem planos de estudar
Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto problemas
familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressão, o que coloca
seus planos em risco. Aos poucos suas noites de trabalho, sempre regadas a
drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams),
sua melhor amiga, e também de seu namorado. Decidida a procurar ajuda
profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne
Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.


KIDS

kids-gif.gif
Sinopse 

Nova York serve de cenário para mostrar o
conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e
quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens,
e uma jovem, que só teve um parceiro mas é HIV soropositivo, servem de base
para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar
seriamente sua vida se não estiver bem orientado.

 

MARIA CHEIA DE GRAÇA

maria-gif.gif 

Sinopse 

Aos 17 anos, Maria (Catalina Sandino
Moreno) vive numa pequena localidade ao norte de Bogotá, na Colômbia. Ela e sua
amiga Blanca (Yenny Paola Vega) trabalham em uma grande plantação de rosas,
retirando espinhos e amarrando as flores, tarefa entediante que obedece a
regras rígidas. As únicas diversões de Maria são o namoro com Juan (Wilson
Guerrero) e as festas na praça do lugarejo. Certo dia, pouco depois de
descobrir que está grávida, ela se envolve numa discussão e é demitida.
Decidida a melhorar de vida e tentar a sorte na cidade grande, a jovem aceita a
oferta de um conhecido: transportar heroína para Nova York em seu próprio
estômago.

 

DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE

di-caprio-gif.gif 

Sinopse

Em Nova York, um jovem (Leonardo DiCaprio)
é um promissor jogador de basquete, mas logo se afunda no submundo das drogas
e, para manter o seu vício, ele rouba e se prostitui.



PARAÍSOS ARTIFICIAIS

paraiso-art-gif.gif

Sinopse

Erika (Nathalia Dill) é uma DJ de relativo
sucesso e muito amiga de Lara (Lívia de Bueno). Juntas, durante um festival
onde Erika trabalhava, elas conheceram Nando (Luca Bianchi) e, juntos, vivem um
momento intenso. Entretanto, logo em seguida o trio se separa. Anos depois
Erika e Nando se reencontram em Amsterdã, onde se apaixonam. Só que apenas Erika
se lembra do verdadeiro motivo pelo qual eles se afastaram pouco após se
conhecerem, anos antes.


REQUIEM PARA UM SONHO

 28-dias-14-gif.gif

Sinopse

Uma visão frenética, perturbada e única
sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry
Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal
apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para
sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente
Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro.
Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia
recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons
Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido
predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu
médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se
tornar uma viciada neste medicamento.

 

TRAINSPOTTING

traisnpotting-gif.gif 

Sinopse

Em Edimburgo, alguns "amigos"
que na verdade são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim
desta amizade e, simultaneamente (com exceção de um do bando), marcham para a
auto-destruição.